Saiba como elaborar uma carta de apresentação.

Carta de Apresentação

 

Redigir uma carta de apresentação não é uma tarefa fácil, afinal de contas ela é uma apresentação formal do candidato quando este vai entregar um currículo, seja ele encaminhado por e-mail ou mesmo entregue em mãos.

A carta de apresentação é utilizada quando há a finalidade de informar a pretensão salarial ou apresentar o profissional em caso de indicação.

Carta de Apresentação

O fato é que um currículo com erros gramaticais ou ortográficos pode eliminar as chances de garantir aquele emprego com o qual tanto sonhou. Por isso, ele deve ser utilizado como uma ferramenta de marketing pessoal com o objetivo de despertar o interesse pela leitura do mesmo, já que nos novos tempos, as empresas recebem uma quantidade imensa de currículos por dia.  E assim se tornar um currículo diferencial.

Enfim, a carta de apresentação é tão importante quanto o currículo, já que ao redigir uma carta de apresentação, o profissional faz uma autoanálise do seu modo de ser.

Na internet, você pode encontrar vários modelos de cartas de apresentação que podem ser facilmente adaptáveis ao seu histórico e pretensões salariais, seja qual for a sua área de atuação.

Uma carta de apresentação deve ser, no mínimo, coerente. A primeira linha é muito importante e tem a função primordial de prender a atenção do leitor, por isso deve ser redigida com assuntos que chamem a atenção e despertem no leitor a curiosidade de conhecer o escritor e escutar as suas pretensões profissionais, bem como, os valores que você agregou nas empresas por onde passou.

Portanto a primeira linha deve ter uma frase de impacto compatível com a área de atuação. Veja o exemplo:

Venda de bens de capital é a minha maior especialidade. - Gerente de vendas procurando emprego.

Após ter chamado a atenção do leitor, você deve dizer exatamente quais são as suas pretensões na empresa a qual está se candidatando, como por exemplo:

Estou à procura de um cargo inicial na área de marketing, apresento minhas qualificações para sua apreciação. - Analista de Marketing

A seguir, extraia os pontos fortes de seu currículo e os inclua no corpo da carta, faça evidências substanciais e não mencione aspectos negativos, ou que não estejam relacionados com o cargo pretendido.

Não se esqueça de inserir a formação acadêmica e fluência em idiomas, além de seus dados pessoais. Você pode até omitir alguns fatos, mas jamais deve mentir.

Termine solicitando contato para uma entrevista.

Antes de encaminhar a sua carta de apresentação, leia e releia o que escreveu para evitar erros gramaticais e atestar que sua carta não está pesada. Verifique as ideias desenvolvidas e se estão numa ordem lógica para não confundir o leitor.

E para finalizar, algo muito importante: A carta de apresentação não deve ter mais do que duas folhas.

Cartas de Apresentação - www.cartasdeapresentacao.com.br

As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.